Tipos de Cozinha



cozinha planejada em L no acabamento branco com detalhes em amadeirado

Qual é o tipo da sua cozinha? Ou qual tipo de cozinha você gostaria de ter?
Bem, algumas pessoas podem até escolher, outras têm que se contentar com o espaço que está disponível...
De qualquer forma, se você vai planejar a sua primeira cozinha ou vai renovar a atual, analise bem o espaço de que dispõe e o papel que a "Cozinha" desempenha no seu cotidiano. Isso é essencial para que você não erre na disposição e descubra qual tipo de cozinha pode se identificar com o seu estilo de vida. Afinal, a cozinha hoje, com todas as características que pode possuir, convida muito além dos aromas divinais que dela emanam!
 Vejam alguns tipos que podemos ter:

Cozinha linear: É um dos tipos mais comuns, principalmente nos novos empreendimentos em que temos a integração linear de cozinha e área de serviço. O ideal é ter uma parede com pelo menos 3 metros; onde você pode organizar uma área de trabalho reta;  Dependendo do tamanho e da disposição das paredes, você pode até incorporar uma ilha, sendo que deve deixar pelo menos 1 metro entre a bancada de armários e a ilha para permitir uma circulação confortável e para que portas e gavetas possam ser abertas sem incômodos

Cozinha Paralela: tal como o próprio nome indica, este layout permite duas filas de armários/bancadas, o que significa que você ganha em espaço para arrumação e para trabalhar. Posicionadas uma em frente à outra, deve existir entre as bancadas um espaço mínimo de 1m entre ambas as filas para facilitar a circulação e o trabalho, o que também significa que não precisa de uma cozinha enorme para aproveitar esta disposição; por outro lado, esta opção normalmente não permite a existência de um espaço de refeição, a não ser que seja numa extremidade da cozinha. A título de curiosidade, fique sabendo que a cozinha paralela é a preferida da maioria dos grandes chefs internacionais!

Cozinha em forma de U: Esta é uma das disposições mais agradáveis para uma cozinha, adaptando-se bem principalmente em espaços grandes, tornando-os mais aconchegantes; Além disso, permite a colocação de muitos armários, gavetas e múltiplas superfícies de trabalho; tenha sempre atenção com as distâncias entre as diferentes filas de armários, deixando de 1m  a 1,20m entre elas para facilitar a abertura de portas e gavetas; no entanto, certifique-se que as distâncias entre o fogão, a pia e a geladeira não sejam muito exageradas ou confusas, para não tirar a funcionalidade da cozinha que, no fundo, é aquilo que ela mais exige.

Cozinha em forma de L: em termos de disposição de cozinhas, esta é uma das mais populares; é a solução perfeita para aproveitar os cantos que esta divisão pode ter, principalmente no que se refere à instalação de armários/gavetas adicionais, que provavelmente terão de ser feitos de forma a não se desperdiçar nem um centímetro! A disposição em L permite ainda a integração harmoniosa de uma zona de refeições ou de uma ilha.

Ilha: À exceção da cozinha paralela, a ilha – um acessório espectacular e o sonho de muita gente – pode ser adicionada a qualquer uma das disposições acima descritas; construída com base nos mesmos materiais utilizados nos armários e na bancada, é geralmente colocada ao centro da cozinha e tem múltiplos usos: espaço de refeição, bancada de trabalho, de convívio ou mesmo para cozinhar, sendo muito utilizada para colocar o cook top e a coifa (certifique-se que esta última esteja a uma altura que não interfira na linha de visão) ou até a cuba; A parte inferior da ilha,  pode e deve ser aproveitada para guardar bancos de apoio, para embutir armários, gavetas ou prateleiras abertas; para que a ilha não acabe por ser um grande incômodo deve existir, pelo menos,  de 1m a 1,20 m de espaço livre em sua volta.

Cozinha independente: Ao contrário das restantes disposições, todas elas fixas, a cozinha independente é isso mesmo… independente! Como os móveis não são fixados, nem às paredes, nem ao chão, permitem uma liberdade sem igual: você pode ir adicionando módulos apenas quando realmente necessita deles, pode alterar a disposição da cozinha sempre que quiser e, quando mudar de casa, pode levar a cozinha consigo!

Dicas preciosas

Se a sua cozinha é pequena procure tirar o máximo partido da iluminação natural se houver.  Se não, faça um bom planejamento para uma  iluminação artificial. Use cores claras no piso, parede e teto. E prefira uma paginação de piso em diagonal, pois limita menos o espaço. 
Mas se quiser mesmo “fazer crescer” os poucos metros quadrados de sua cozinha, abuse de armários com portas de vidro ou espelhadas,  e muitos nichos vazados. Sua cozinha vai aumentar a “olhos vistos”.
E não se esqueça da exaustão, uma boa coifa faz milagres!
Cozinha em "L" com espaços definidos para pia, fogão cook top e bancada de refeição no mesmo setor. A diferenciação dos ambientes é feita pelo de revestimento (o setor refeição recebe "pastilhas").


Já esta cozinha, é tudo de bom! A arquitetura dela permite misturar o tipo linear com uma bela "ILHA" onde foi instalado o fogão cook top. E com a "bossa" do vidro, criou-se uma bancada de refeição em volta dela. Veja que o ambiente também foi diferenciado pelo revestimento e ao mesmo tempo um passa pratos integra com a sala. O tom de madeira clara valorizou o projeto! 


IMAGEM DE COZINHA PLANEJADA LINEAR
Esta é uma típica cozinha linear. Há que se ter cuidado com a solução de cook top ao lado da cuba. Nesse caso o granito terá que ter desníveis para a parte seca e molhada!


COZINHA PLANEJADA LINEAR
Este apartamento é pequeno mas ficou uma graça! Fizemos uma pequena cozinha linear em "L" integrada com a sala. Veja que o "L" ficou no final onde está a bancada divisória que divide a cozinha da sala!


Típica cozinha em "L" bem resolvida.  Com o ambiente todo branco fizemos uso do vidro e elemento vazado. Bem clássica!


Aqui uma solução de um canto de refeição numa cozinha linear. O espaço foi valorizado pelo tom de madeira. Enquanto todo o resto é branco!


Cozinha linear básica, separada da área de serviço por um painel de vidro. O espaço permitiu ter uma salinha de almoço com mesa redonda de vidro.


Cozinha típica linear integrada com área de serviço. Num espaço recuado foi criada uma bancada para refeição.  A caixaria de madeira e as portas em verde laqueado fez dessa cozinha um show!


Esta cozinha é o sonho de consumo de muitos. Ela é linear com uma "super ilha", aberta para sala. Na frente o comando do fogão e a bancada se prolonga numa verdadeira mesa de jantar. Ao fundo a sala. Linda!


Cozinha em "U", valorizada pelos tons de madeira clara com branco. Também integrada com a sala, utiliza o lado oposto da bancada para expor objetos. Ela é super variada com vidros e espaços abertos e fechados. 


Pequena cozinha em "U", integrada com a sala. Charmosa em Preto e branco laqueados e puxadores embutidos.


Esta também é linear e integrada com a área de serviço. Belíssima toda branca com detalhes em vidro e cinza. No recuo foi colocada a mesa de refeição.


Cozinha em "L"valorizada pelas cores diferentes: Madeira com frentes Cinza.


Pequeníssima cozinha paralela branca. A bancada faz a integração com a sala.


O charme desta cozinha linear, é o balcão aberto para a sala com pastilhas e tampo de vidro. Show!



Esta cozinha com planta quadrada, tem um desenho pouco comum. Ela possui três setores: Um "L"(dividido entre a cuba o fogão e bancada de refeição), o setor da geladeira e o setor despensa. Embora tenha muitas circulações é uma planta variada, que atende todas as necessidades de uma copa/cozinha.


Cozinha em Linear com "L" no final, aproveitando a coluna. Portas pretas laqueadas.


Cozinha Linear tradicional, integrada com a área de serviço. Detalhe do balcão aberto para a sala. 


Cozinha em "U", sendo um lado reto - 90º e o outro em diagonal



Cozinha paralela, integrada com área de serviço e sala...



Cozinha em "U"


Mais uma cozinha paralela integrada com área de serviço. Mesa de refeição ao fundo.



Esta cozinha é muito particular e interessante, ela é linear e ao mesmo tempo tem uma ilha maravilhosa, com o fogão cook top. Projeto valorizado pelas cores dos armários e do ambiente. Veja o detalhe da mesa de jantar apoiada na viga invertida...



Fique mais um pouco e veja outras cozinhas planejadas👇


 COZINHA PLANEJADA EM "U"


                                  


ambientes.ideias@gmail.com 


Comentários

  1. Estou aqui "babando" em tudo o que vc mostrou.
    Dá vontade de trocar tuuuudo na minha cozinha, pelos lindos projetos que estou vendo.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Querida, Obrigado pela visita, boa sorte no sorteio !!!
    Seu blog é de muito bom gosto, bjs
    Boa semana !!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Telma! Adorei seus projetos. Desenhar é uma de minhas paixões. E fico muito mais feliz quando posso criar um ambiente em que possa ser usado algo reciclado, seja um detalhe ou um móvel, isso me satisfaz muito. Pensei até em me especializar para projetar somente ambientes rústicos, mas não sei se teria mercado para isso.
    Agradeço sua participação no sorteio, fico muito feliz. Te desejo boa sorte.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Telma! Vim agradecer sua visita em meu blog e por postar o selinho do sorteio aqui na barra lateral. Muito boa sorte pra vc! Bjus! AQUI TEM DE TUDO - www.veramoraes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Telma
    Adorei as cozinhas e os projetos. Já tive cozinha pequena e aprendi na prática que quanto mais os utensilios estiverem à mão melhor.
    Quando quiser postar as idéias vintage reciclada é só falar.
    bjus
    yvone

    ResponderExcluir
  6. Oi Telma,
    Adorei os projetos. parabéns!
    A minha é paralela e funciona bem.
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc me visitar e tb me seguir.
    Tem sorteio de um colete e um short da Osborne Jeans lá no blog, se vc ainda não estiver participando, vou ficar feliz se participar.
    Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

    http://www.gosto-disto.com/2011/11/sorteio-osborne-jeans-osborne-jeans.html

    ResponderExcluir
  7. Meu sonho é ter uma cozinha do mesmo jeito da 1º e 2º foto, com o fogão e um balcão no meio.
    Lindas imagens!!!

    b-jokas

    ResponderExcluir
  8. Telma, cada projeto mais lindo q o outro...

    Eu fico olhando essas fotos e imaginando o que eu poderia fazer pra melhora esse ambiente na minha casa...
    Depois q ficou + ou - pronta o layout, vi que ela ficou escura e com pouca ventilação!!!! Tenho vontade de quebra e fazer td de novo!!!!! rs
    Namorido que me matar qdo falo isso!!!!
    rs


    beijos

    ResponderExcluir
  9. show!
    simplesmente adorei e peguei algumas ideias pra minha casa nova!

    ResponderExcluir
  10. Olá Telma!
    Adoro desenhar com simuladores de ambientes...
    Teus projetos são lindos,acabei resolvendo participar do "Mosaico" e coloquei teu link junto,ok?
    Está com o título "Projetei a cozinha" se quiseres ler.
    Beijos!
    Elisa

    ResponderExcluir
  11. Oi Telma,
    Faz tempos que não passo por aqui...Não estou recebendo suas atualizações, perdi toda a festa!! Mas vou passar um tempinho navegando por aqui para ficar por dentro de todas as novidades.
    Ahh, Adorei este post sobre cozinhas, estou num dilema terrível com a minha...rsrsrsr. Tanto que fiz um post para falar sobre ela e estou lá na no mosaico da Re comentando. Minha participação lá é Nº 61. A minha cozinha ideal é igual esta da 3º foto sua.

    Tenha um lindo FdS
    bjus

    ResponderExcluir
  12. Oi Telma,
    Seus projetos estão maravilhosos.
    Parabéns pelo trabalho.

    Um beijo, Flávia.

    ResponderExcluir
  13. Adorei as informações e as imagens ficaram ótimas. Acho que estou pedindo permissão para usá-las em um post sobre cozinhas. =) Se o caso for citar a fonte das imagens e informações, não se preocupe, com certeza o farei... é um prazer. =) Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  14. Ola, ha algum problema de colocar a pia de cozinha e o fogao na parede que nao tem a janela?ela ficara proxima, mas n sera a mesma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan,
      A principio não vejo problema, mas o ideal seria poder fazer um estudo mais detalhado...
      Abraços e venha sempre!

      Excluir

Postar um comentário

O que achou do Post? Deixe seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Sala de Estar, Jantar e o Canto do Café... Vamos integrar?

Casa nova, novos ambientes...2º Post - Cozinha

Cozinha Linear

Quarto Casal Planejado - Embutir ou não embutir a cama?