Venha conferir, curtir e compartilhar!

Tipos de Cozinha

Qual é o tipo da sua cozinha? Ou qual tipo de cozinha você gostaria de ter?
Bem, algumas pessoas podem até escolher, outras têm que se contentar com o espaço que está disponível...
De qualquer forma, se você vai planejar a sua primeira cozinha ou vai renovar a atual, analise bem o espaço de que dispõe e o papel que a "Cozinha" desempenha no seu cotidiano. Isso é essencial para que você não erre na disposição e descubra qual tipo de cozinha pode se identificar com o seu estilo de vida. Afinal, a cozinha hoje, com todas as características que pode possuir, convida muito além dos aromas divinais que dela emanam!
 Vejam alguns tipos que podemos ter:
Cozinha linear: É um dos tipos mais comuns, principalmente nos novos empreendimentos em que temos a integração linear de cozinha e área de serviço. O ideal é ter uma parede com pelo menos 3 metros; onde você pode organizar uma área de trabalho reta;  Dependendo do tamanho e da disposição das paredes, você pode até incorporar uma ilha, sendo que deve deixar pelo menos 1 metro entre a bancada de armários e a ilha para permitir uma circulação confortável e para que portas e gavetas possam ser abertas sem incômodos
Cozinha paralela: tal como o próprio nome indica, este layout permite duas filas de armários/bancadas, o que significa que você ganha em espaço para arrumação e para trabalhar. Posicionadas uma em frente à outra, deve existir entre as bancadas um espaço mínimo de 1m entre ambas as filas para facilitar a circulação e o trabalho, o que também significa que não precisa de uma cozinha enorme para aproveitar esta disposição; por outro lado, esta opção normalmente não permite a existência de um espaço de refeição, a não ser que seja numa extremidade da cozinha. A título de curiosidade, fique sabendo que a cozinha paralela é a preferida da maioria dos grandes chefs internacionais!
Cozinha em forma de U: Esta é uma das disposições mais agradáveis para uma cozinha, adaptando-se bem principalmente em espaços grandes, tornando-os mais aconchegantes; Além disso, permite a colocação de muitos armários, gavetas e múltiplas superfícies de trabalho; tenha sempre atenção com as distâncias entre as diferentes filas de armários, deixando de 1m  a 1,20m entre elas para facilitar a abertura de portas e gavetas; no entanto, certifique-se que as distâncias entre o fogão, a pia e a geladeira não sejam muito exageradas ou confusas, para não tirar a funcionalidade da cozinha que, no fundo, é aquilo que ela mais exige.
Cozinha em forma de L: em termos de disposição de cozinhas, esta é uma das mais populares; é a solução perfeita para aproveitar os cantos que esta divisão pode ter, principalmente no que se refere à instalação de armários/gavetas adicionais, que provavelmente terão de ser feitos de forma a não se desperdiçar nem um centímetro! A disposição em L permite ainda a integração harmoniosa de uma zona de refeições ou de uma ilha.
Ilha: À exceção da cozinha paralela, a ilha – um acessório espectacular e o sonho de muita gente – pode ser adicionada a qualquer uma das disposições acima descritas; construída com base nos mesmos materiais utilizados nos armários e na bancada, é geralmente colocada ao centro da cozinha e tem múltiplos usos: espaço de refeição, bancada de trabalho, de convívio ou mesmo para cozinhar, sendo muito utilizada para colocar o cook top e a coifa (certifique-se que esta última esteja a uma altura que não interfira na linha de visão) ou até a cuba; A parte inferior da ilha,  pode e deve ser aproveitada para guardar bancos de apoio, para embutir armários, gavetas ou prateleiras abertas; para que a ilha não acabe por ser um grande incômodo deve existir, pelo menos,  de 1m a 1,20 m de espaço livre em sua volta.
Cozinha independente: Ao contrário das restantes disposições, todas elas fixas, a cozinha independente é isso mesmo… independente! Como os móveis não são fixados, nem às paredes, nem ao chão, permitem uma liberdade sem igual: você pode ir adicionando módulos apenas quando realmente necessita deles, pode alterar a disposição da cozinha sempre que quiser e, quando mudar de casa, pode levar a cozinha consigo!
Dicas preciosas:
Se a sua cozinha é pequena procure tirar o máximo partido da iluminação natural se houver.  Se não, faça um bom planejamento para uma  iluminação artificial. Use cores claras no piso, parede e teto. E prefira uma paginação de piso em diagonal, pois limita menos o espaço. 
Mas se quiser mesmo “fazer crescer” os poucos metros quadrados de sua cozinha, abuse de armários com portas de vidro ou espelhadas,  e muitos nichos vazados. Sua cozinha vai aumentar a “olhos vistos”.
E não se esqueça da exaustão, uma boa coifa faz milagres!
Fonte: eu decoro



Cozinha em "L" com espaços definidos para pia, fogão cook top e bancada de refeição no mesmo setor. A diferenciação dos ambientes é feita pelo de revestimento (o setor refeição recebe "pastilhas").


Já esta cozinha, é tudo de bom! A arquitetura dela permite misturar o tipo linear com uma bela "ILHA" onde foi instalado o fogão cook top. E com a "bossa" do vidro, criou-se uma bancada de refeição em volta dela. Veja que o ambiente também foi diferenciado pelo revestimento e ao mesmo tempo um passa pratos integra com a sala. O tom de madeira clara valorizou o projeto! 

Esta é uma típica cozinha linear. Há que se ter cuidado com a solução de cook top ao lado da cuba. A falta de espaço não permitiu fazer o "L" e deixá-los mais separados. Aqui o granito terá que ter desníveis para a parte seca e molhada!

Este Quitinete ficou uma graça! Fizemos uma pequena cozinha em "L"integrada com a sala. Veja que o "L" ficou ao "contrário", para aproveitarmos o espaço da refeição!

Típica cozinha em "L" bem resolvida.  Com o ambiente todo branco fizemos uso do vidro e elemento vazado. Bem clássica!

Aqui uma solução de um canto de refeição numa cozinha linear. O espaço foi valorizado pelo tom de madeira. Enquanto todo o resto é branco!

Cozinha linear básica, separada da área de serviço por um painel de vidro. O espaço permitiu ter uma salinha de almoço com mesa redonda de vidro.

Cozinha típica linear integrada com área de serviço. Num espaço recuado foi criada uma bancada para refeição.  A caixaria de madeira e as portas em verde laqueado fez dessa cozinha um show!

Esta cozinha é o sonho de consumo de muitos. Ela é linear com uma "super ilha", aberta para sala. Na frente o comando do fogão e a bancada se prolonga numa verdadeira mesa de jantar. Ao fundo a sala. Linda!

Cozinha em "U", valorizada pelos tons de madeira clara com branco. Também integrada com a sala, utiliza o lado oposto da bancada para expor objetos. Ela é super variada com vidros e espaços abertos e fechados. 
Pequena cozinha em "U", integrada com a sala. Charmosa em Preto e branco laqueados e puxadores embutidos.

Esta também é linear e integrada com a área de serviço. Belíssima toda branca com detalhes em vidro e cinza. No recuo foi colocada a mesa de refeição.

Cozinha em "L"valorizada pelas cores diferentes: Madeira com frentes Cinza.

Pequeníssima cozinha paralela branca. A bancada faz a integração com a sala.

O charme desta cozinha linear, é o balcão aberto para a sala com pastilhas e tampo de vidro. Show!



Esta cozinha com planta quadrada, tem um desenho pouco comum. Ela possui três setores: Um "L"(dividido entre a cuba o fogão e bancada de refeição), o setor da geladeira e o setor despensa. Embora tenha muitas circulações é uma planta variada, que atende todas as necessidades de uma copa/cozinha.

Cozinha em Linear com "L" no final, aproveitando a coluna. Portas pretas laqueadas.

Cozinha Linear tradicional, integrada com a área de serviço. Detalhe do balcão aberto para a sala. 

Cozinha em "L"

Cozinha paralela, integrada com área de serviço e sala...


Cozinha em "U"


Mais uma cozinha paralela integrada com área de serviço. Mesa de refeição ao fundo.




Esta cozinha é muito particular e interessante, ela é linear e ao mesmo tempo tem uma ilha maravilhosa, com o fogão cook top. Projeto valorizado pelas cores dos armários e do ambiente. Veja o detalhe da mesa de jantar apoiada na viga invertida...


Fique mais um pouco e assista um video com nossa participação, na TV ATLANTICA, falando sobre Cozinha Linear.




As  imagens dos projetos acima, foram produzidas por mim e eu detenho seus direitos autorais.  Caso você queira fazer uso de alguma imagem, por favor, seja gentil e mencione sua fonte de pesquisa, ok?



Este Post está participando do Mosaico Tema Cozinha, do Blog Casa Cor e Cia.

                                             
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...