Vamos Reformar e Construir Com Segurança?


Caros amigos e leitores, moro no Rio de Janeiro e estou chocada com a catástrofe que foi o desabamento de três prédios, acontecida a poucos dias no Centro da nossa cidade.  Com certeza esse fato não mexeu só comigo, muitas e muitas pessoas pelo país afora, devem estar também estarrecidos!

Esta foto foi publicada pelo Jornal "O Globo", mostrando o prédio mais alto que desabou em dois tempos - quando foi construído sua fachada era escalonada nos últimos pavimentos e antes de desmoronar veja o acréscimo que foi feito nos mesmos!


Acho muito importante chamar a atenção de todos (amigos, leitores, seguidores, projetistas, arquitetos, decoradores, 
engenheiros etc), para a realidade que vivemos cotidianamente. 
Quem não conhece ou convive com alguém que está reformando, alterando ou mexendo em algum imóvel, neste momento?  Eu mesma, como profissional que sou da área, convivo e conheço várias pessoas nesta situação. Muitas vezes essas pessoas se acham capazes de resolver sozinhas as questões que nós levamos anos em uma faculdade para aprender.
Então vamos fazer uma campanha, um chamado, um pedido, o que quer que seja, precisamos dizer que estas pessoas podem estar correndo riscos ou colocando a vida de outras pessoas em risco,  por conta de uma obra não acompanhada por um profissional registrado e competente. 
Por favor, antes de começar uma reforma contrate um arquiteto ou engenheiro!!  Eles são os profissionais
 adequados para realizar os serviços necessários e sem riscos!

Aproveito a oportunidade para reproduzir aqui a matéria publicada pela amiga Rosana Silva  do Blog Simples Decoração, exatamente sobre esse fato:
 Por favor, leia com atenção, porque isso tem a ver com a sua segurança e a de sua família!

Ela diz assim:
” Como sou carioca, moro no RJ e passei à tarde no mesmo dia bem próximo ao local do desabamento dos edifícios no Centro, me sinto bastante envolvida emocionalmente com o fato. Mas vendo o que  está se falando sobre as causas do acontecido, estão sendo expostos alguns fatos que quase ninguém presta atenção":
1) NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO SISTEMÁTICA DE PRÉDIOS OU CASAS (MUITO MENOS DE REFORMAS) NO PAÍS 
 Na verdade, não existe atualmente nem como fazer isso (não haveria pessoal o bastante e não existe esta exigência legal). Muitas fiscalizações só atuam quando há denúncia ou comunicação  – Acrescentando: Isso não é  erro de ninguém. Não há lei que exija que qualquer orgão do governo ou não fiscalize de tempos em tempos as edificações. Quem deve fazer isso  na verdade, são os síndicos que, ao perceberem problemas, devem agir para resolve-los.
2) NÃO EXISTE PREOCUPAÇÃO OU CONHECIMENTO, NA MAIORIA DAS PESSOAS, com as consequências que uma pequena obra no seu imóvel pode trazer.
3) A MAIORIA DAS OBRAS E REFORMAS (de médio e pequeno porte) SÃO FEITAS SEM A SUPERVISÃO DE UM ENGENHEIRO ou ARQUITETO. Este  fato percebo claramente no meu blog: Já respondi centenas de comentários e e-mails pedindo opiniões ou projetos que envolvem derrubada ou construção de paredes, modificação de portas e janelas, acréscimo de banheiras, fechamento de varandas, mudança de escadas e até piscinas.
A todos sempre respondo:
NÃO FAÇA ESTE TIPO DE TRABALHO E NÃO PEÇA NEM OPINIÃO A UMA PESSOA QUE NÃO ESTÁ VENDO SEU IMÓVEL PESSOALMENTE E QUE NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA TAL!
NÃO FAÇA UMA OBRA DESTE TIPO SEM UM ENGENHEIRO RESPONSÁVEL!
DEPENDENDO DA OBRA VOCÊ PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DO SÍNDICO E DA PREFEITURA DA SUA CIDADE!
E os comentários continuam chegando, todo o tempo.
Além disso fui síndica do meu prédio por um ano e vi que neste meio de certificações e fiscalizações, mesmo as obrigatórias, é fácil você conseguir um documento sem que a fiscalização tenha realmente sido executada de forma séria.
PORTANTO, você que mora em algum lugar, mesmo sendo locador, tenha atenção e procure conhecer o estado geral do seu prédio e “fiscalize” a sua casa e obras executadas no seu prédio.
E você, proprietário, antes de realizar reforma que MEXA EM PAREDES E ABERTURAS  (JANELAS, VARANDAS, PORTAS), OU AUMENTE O PESO SOBRE A ESTRUTURA (BANHEIRAS, PISCINAS, JARDINS NA COBERTURA, ETC) tenha certeza que está fazendo isso com o profissional correto e que a obra está legalizada antes de começar a ser feita.
Sua casa pode simplesmente cair na sua cabeça!
Acrescentando:
Parece que poucos sabem, mas até fechar (com vidros) uma varanda pode trazer problemas sérios, assim como revestir o piso da varanda com seixos, pedras, encher uma varanda de vasos grandes com plantas pesadas, colocar uma banheira, etc como vemos muito por aí.
Todo prédio é construído para suportar um certo peso por metro quadrado. Acima disso ele simplesmente não suporta.
Além disso, todo imóvel é construído para se manter de pé da forma como foi construído. Isso é, se você quer retirar uma parede, acrescentar uma janela, uma porta, etc  VOCÊ DEVE SE CERTIFICAR SE PODE OU NÃO FAZER ISSO, CONTRATANDO UM PROFISSIONAL REGISTRADO E COMPETENTE que vá ao seu imóvel, estude a situação, lhe dê uma solução e SE RESPONSABILIZE POR ELA nos órgãos competentes, se for o caso, ANTES DE COMEÇAR A OBRA.
E Finalizando: DESIGNER DE INTERIOR e DECORADOR  NÃO PODEM FAZER OBRAS DESTE TIPO, A NÃO SER QUE TENHAM EM SUA EQUIPE ARQUITETOS/ENGENHEIROS QUE SE RESPONSABILIZEM LEGALMENTE PELA MESMA.

Leiam também a excelente matéria " O perigo das Reformas sem acompanhamento de Profissionais Habilitados"  publicada no Blog  Marcia Nassarallha - Designer de Ambientes

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Cozinha

Quarto de um jovem advogado

Deixe aqui seu comentário...