Marcenaria - Como tirar partido dela no projeto...

Existem projetos que são feitos para preencher um espaço...
Mas existem projetos que vão muito além disso! Se transformam na alma daquele espaço e dele se apoderam de tal forma que é impossível imaginá-lo com outra forma ou função!
É o caso deste pequeno apartamento, projetado pela equipe do 0E1 ARQUITETOS de Porto Alegre.
A marcenaria foi a meu ver, o elemento fundamental na organização e distribuição dos espaços! Um Show!



Projetado para um jovem médico que passa a maior parte do tempo fora de casa, o Apê seria ao mesmo tempo um refúgio calmo e previsível e um espaço para receber amigos de maneira informal.
O maior exercício do projeto foi dividir os espaços entre o social e o íntimo, de forma harmônica e sutil.
Criaram então a área social (sala de estar integrada com a cozinha) e a área íntima (quarto com escritório).


O contato inicial, pela cozinha, revela o caminho para a área social do apartamento, um grande espaço que reúne cozinha e sala de estar. O tamanho do apartamento exigiu que a cozinha fosse tratada como parte do estar, sem uma divisão entre os espaços. A partir desta necessidade, cria-se uma cozinha na sala, com todos os equipamentos escondidos dentro de um móvel.



A partir do balcão de mármore que esconde o forno, a conversa com quem está no sofá tem como pano de fundo uma biblioteca que se transforma conforme o ponto de vista. Sua base é revestida com o mesmo material dos armários da cozinha, e contém todos os equipamentos eletrônicos do home theater.


Estante simplesmente maravilhosa com balcão de portas na cor dos armários da cozinha, e brancas prateleiras enfileiradas em "cruz", formando conjuntos soltos e ao mesmo tempo juntos mantendo-se uns aos outros... show!






A separação física entre o quarto e a área social não faria sentido em um apartamento tão pequeno; é necessário, porém, marcar sutilmente a troca de atmosfera. Este contraste é realizado através da mudança dos materiais. Enquanto na sala de estar os materiais usados são percebidos como mais industriais (concreto e pedra), no quarto, a paleta remete a uma idealização de aconchego e familiaridade com madeira escura e tecidos pesados.



Com marcenaria em tons escuros o quarto minimalista não tem armário, o  móvel office divide espaço com cabideiros e prateleiras de forma organizada e prática!



Ao fundo a biblioteca...à frente do balcão de mármore...




Planta Baixa



E então, gostaram do post? Gostaram do projeto?

Aqui no blog você encontra vários ambientes e projetos feitos para atender vários requisitos em que a marcenaria planejada fez toda a diferença! Um deles é esse aqui👇 Veja o Post



Mas se quiser  um projeto exclusivo feito pra você, entre em contato e vamos conversar sobre seu ambiente!
👉ambientes.ideias@gmail.com👈



Fonte - Aqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Cozinha

Casa nova, novos ambientes...2º Post - Cozinha

Sala de Estar, Jantar e o Canto do Café... Vamos integrar?

Vamos Reformar e Construir Com Segurança?

Cozinha Linear