Pular para o conteúdo principal

Marcenaria - Como tirar partido dela no projeto...

Existem projetos que são feitos para preencher um espaço...
Mas existem projetos que vão muito além disso! Se transformam na alma daquele espaço e dele se apoderam de tal forma que é impossível imaginá-lo com outra forma ou função!
É o caso deste pequeno apartamento, projetado pela equipe do 0E1 ARQUITETOS de Porto Alegre.
A marcenaria foi a meu ver, o elemento fundamental na organização e distribuição dos espaços! Um Show!



Projetado para um jovem médico que passa a maior parte do tempo fora de casa, o Apê seria ao mesmo tempo um refúgio calmo e previsível e um espaço para receber amigos de maneira informal.
O maior exercício do projeto foi dividir os espaços entre o social e o íntimo, de forma harmônica e sutil.
Criaram então a área social (sala de estar integrada com a cozinha) e a área íntima (quarto com escritório).


O contato inicial, pela cozinha, revela o caminho para a área social do apartamento, um grande espaço que reúne cozinha e sala de estar. O tamanho do apartamento exigiu que a cozinha fosse tratada como parte do estar, sem uma divisão entre os espaços. A partir desta necessidade, cria-se uma cozinha na sala, com todos os equipamentos escondidos dentro de um móvel.



A partir do balcão de mármore que esconde o forno, a conversa com quem está no sofá tem como pano de fundo uma biblioteca que se transforma conforme o ponto de vista. Sua base é revestida com o mesmo material dos armários da cozinha, e contém todos os equipamentos eletrônicos do home theater.


Estante simplesmente maravilhosa com balcão de portas na cor dos armários da cozinha, e brancas prateleiras enfileiradas em "cruz", formando conjuntos soltos e ao mesmo tempo juntos mantendo-se uns aos outros... show!






A separação física entre o quarto e a área social não faria sentido em um apartamento tão pequeno; é necessário, porém, marcar sutilmente a troca de atmosfera. Este contraste é realizado através da mudança dos materiais. Enquanto na sala de estar os materiais usados são percebidos como mais industriais (concreto e pedra), no quarto, a paleta remete a uma idealização de aconchego e familiaridade com madeira escura e tecidos pesados.



Com marcenaria em tons escuros o quarto minimalista não tem armário, o  móvel office divide espaço com cabideiros e prateleiras de forma organizada e prática!



Ao fundo a biblioteca...à frente do balcão de mármore...




Planta Baixa



E então, gostaram do post? Gostaram do projeto?
Aqui no blog você encontra vários ambientes e projetos feitos para atender vários requisitos! Entre e fique à vontade! 
Mas se quiser  um projeto especial  milimetricamente seu, entre em contato que eu faço pra você: ambienteseideiasplanejadas@gmail.com ou (21) 98000-5550



                As imagens deste projeto foram retiradas daqui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Cozinha

Qual é o tipo da sua cozinha? Ou qual tipo de cozinha você gostaria de ter? Bem, algumas pessoas podem até escolher, outras têm que se contentar com o espaço que está disponível... De qualquer forma, se você vai planejar a sua primeira cozinha ou vai renovar a atual, analise bem o espaço de que dispõe e o papel que a "Cozinha" desempenha no seu cotidiano. Isso é essencial para que você não erre na disposição e descubra qual tipo de cozinha pode se identificar com o seu estilo de vida. Afinal, a cozinha hoje, com todas as características que pode possuir, convida muito além dos aromas divinais que dela emanam!  Vejam alguns tipos que podemos ter: Cozinha linear :  É um dos tipos mais comuns, principalmente nos novos empreendimentos em que temos a integração linear de cozinha e área de serviço. O ideal é ter uma parede com pelo menos 3 metros; onde você pode organizar uma área de trabalho reta;  Dependendo do tamanho e da disposição das paredes, você pode até incorp

Quarto de um jovem advogado

Estreando o novo quarto  o jovem advogado Juths Costa, terá em breve um bom motivo para ficar mais tempo em casa: A inauguração do novo layout! Idealizei um projeto completo com armários, cama box casal, criados, paineis e local para eventuais consultas de trabalho. Com tonalidades de madeira clara mesclada com branco e detalhes em vidro espelhado, o projeto é leve e despojado com espaços bem definidos, explorando toda a área do quarto. O armário em "L" cria um movimento com a cama, os paineis e os criados. A bancada frontal à cama também funciona como Home, dando apoio ao trabalho eventual e o conforto para assistir TV confortavelmente deitado... A iluminação natural permitida pela janela com persianas embutidas, será complementada por um lustre central e os dois abajoures. Paredes em tonalidades claras,  piso original em madeira (tacos),  tapete e tela sobre a cama, completam o projeto. (Clique em cada imagem para ver o projeto mais detalhadamente) Cama casal

Um Banheiro Multifuncional

Num Quarto e Sala em Copacabana ter um banheiro grande e confortável chega a ser um “luxo”.   Luxo que o Cliente Roberto transformou em funcionalidade, pois não tendo espaço na cozinha para a área de serviço, levou-a para o banheiro! O Apartamento é pequeno mas muito aconchegante, veja a sala integrada com a cozinha: Realmente não tem lugar para o tanque ou coisas do gênero... Então ele transformou o banheiro (que tinha uma medida de bancada bastante confortável), num espaço multifuncional.  Colocou um tanque embutido (geralmente esses modelos são em inox ), ganhou um armário para o material de limpeza, tanque para os serviços gerais e uma bancada bonita e espaçosa com direito a um bom gaveteiro e um espelho lindo (que quase não aparece nas fotos...rsrs, a fotógrafa  aqui  esqueceu...) Vejam as imagens de "antes" :                                        Imagens de "durante" Aqui uma vista frontal sem