Pular para o conteúdo principal

Tudo Azul: A cor de 2013...



Em Milão, a cor foi um dos destaques em móveis e ambientes. E para 2013, ele, o azul, está lá, na paleta recém lançada pelo Comitê Brasileiro de Cores (CBC), em nove tons: dos esverdeados floresta e petróleo ao acinzentado chumbo, passando pelo anil (que tem nuances de violeta), céu, celeste (variação um pouco mais escura), royal, turquesa e noturno.
— Esses tons já estão inclusive valendo para este ano. Na verdade, pesquisas mostram que o azul é uma das cores preferidas pelo brasileiro. Talvez por estar muito presente em nossas vidas o ano inteiro.
O azul é uma cor suave, que produz calma, tranquilidade, segurança, afetividade e paz. É a cor da lógica e da  ponderação. A expressão popular brasileira "Tudo Azul?" está relacionada à cor do céu dos dias ensolarados, sinônimo de que tudo corre perfeitamente bem.
Em ambientes residenciais e de descanso, propicia a paz e a calma, cria um ambiente formal adicionando frescor à atmosfera. Pode ser aplicado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade e poder. Nos tons suaves, muito usados em quartos de crianças, reduzem a hiperatividade.
O Azul nos tons claros e brilhantes é sempre uma cor jovem, limpa, saudável e esportiva. Sua associação ao violeta cria impressões de assepsia e limpeza.
Use azul com...
- Laranja, para obter um perfeito equilíbrio cromático.
- Vermelho, para quebrar a monotonia de um ambiente onde o azul impera.
- Amarelo, para criar um ambiente vibrante, porém equilibrado.
- Branco, para formar uma atmosfera suave, fresca e bastante tradicional.
- Azul profundo e vermelho puro dão ao ambiente uma aparência forte.
- Azul céu pálido com tons de amarelo limão pastel adicionam calor e suavidade à decoração.
Vejam alguns ambientes com detalhes em azul e inspirem-se...




















Créditos
Jornal Oglobo - Caderno Morar Bem
 



Comentários

  1. Bom dia! Sou a primeira! Uhuuuu!!! Adorei as dicas e o azul fica lindo! Hoje tem post novo!
    Um início de semana iluminado!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. que post lindo Telma! Adoro azul. Grande BjO!

    ResponderExcluir
  3. Telma querida que linda postagem amo esta cor e em casa arrasa acho que uma casa com esta cor tem muita paz , tenha uma semana azul também,bjsssssssss

    ResponderExcluir
  4. Bellissime le tue fotografie, la cameretta dei bambini mi piace moltissimo!! buona giornata...ciao

    ResponderExcluir
  5. Amiga querida: "Não se perca de mim, não se esqueça de mim, não desapareça...." (Caetano Veloso), rsrsrsrsrs! Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Lindas imagens com azul.
    Gosto da cor azul nas roupas, na decoração, sou meio insegura.
    Achei lindas essas sugestões, são de muito bom gosto!

    beijos
    Zizi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou do Post? Deixe seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Cozinha

Qual é o tipo da sua cozinha? Ou qual tipo de cozinha você gostaria de ter? Bem, algumas pessoas podem até escolher, outras têm que se contentar com o espaço que está disponível... De qualquer forma, se você vai planejar a sua primeira cozinha ou vai renovar a atual, analise bem o espaço de que dispõe e o papel que a "Cozinha" desempenha no seu cotidiano. Isso é essencial para que você não erre na disposição e descubra qual tipo de cozinha pode se identificar com o seu estilo de vida. Afinal, a cozinha hoje, com todas as características que pode possuir, convida muito além dos aromas divinais que dela emanam!  Vejam alguns tipos que podemos ter: Cozinha linear :  É um dos tipos mais comuns, principalmente nos novos empreendimentos em que temos a integração linear de cozinha e área de serviço. O ideal é ter uma parede com pelo menos 3 metros; onde você pode organizar uma área de trabalho reta;  Dependendo do tamanho e da disposição das paredes, você pode até incorp

Quarto de um jovem advogado

Estreando o novo quarto  o jovem advogado Juths Costa, terá em breve um bom motivo para ficar mais tempo em casa: A inauguração do novo layout! Idealizei um projeto completo com armários, cama box casal, criados, paineis e local para eventuais consultas de trabalho. Com tonalidades de madeira clara mesclada com branco e detalhes em vidro espelhado, o projeto é leve e despojado com espaços bem definidos, explorando toda a área do quarto. O armário em "L" cria um movimento com a cama, os paineis e os criados. A bancada frontal à cama também funciona como Home, dando apoio ao trabalho eventual e o conforto para assistir TV confortavelmente deitado... A iluminação natural permitida pela janela com persianas embutidas, será complementada por um lustre central e os dois abajoures. Paredes em tonalidades claras,  piso original em madeira (tacos),  tapete e tela sobre a cama, completam o projeto. (Clique em cada imagem para ver o projeto mais detalhadamente) Cama casal

Um Banheiro Multifuncional

Num Quarto e Sala em Copacabana ter um banheiro grande e confortável chega a ser um “luxo”.   Luxo que o Cliente Roberto transformou em funcionalidade, pois não tendo espaço na cozinha para a área de serviço, levou-a para o banheiro! O Apartamento é pequeno mas muito aconchegante, veja a sala integrada com a cozinha: Realmente não tem lugar para o tanque ou coisas do gênero... Então ele transformou o banheiro (que tinha uma medida de bancada bastante confortável), num espaço multifuncional.  Colocou um tanque embutido (geralmente esses modelos são em inox ), ganhou um armário para o material de limpeza, tanque para os serviços gerais e uma bancada bonita e espaçosa com direito a um bom gaveteiro e um espelho lindo (que quase não aparece nas fotos...rsrs, a fotógrafa  aqui  esqueceu...) Vejam as imagens de "antes" :                                        Imagens de "durante" Aqui uma vista frontal sem