Pular para o conteúdo principal

"Cozinha" ou "Espaço Gourmet"?


Voltando um pouco no tempo vemos as primeiras cozinhas sendo instaladas no centro da casa, com uma enorme chaminé, numa área próxima à sala.  Mas o excesso de calor e de fumaça colocou o cômodo para fora.  E por lá ele ficou até quase a metade do século XIX. O ambiente era freqüentado, apenas, pelo cozinheiro e os outros serviçais da casa.
Naquela época, os setores de serviços e social eram separados para não haver mistura entre empregados e patrões.
Apesar de não existir mais esse tipo de exigência social, grande parte dos apartamentos ainda possui entradas de serviço e social separadas.
Com a chegada de novos equipamentos, a cozinha voltou ao interior da casa, só que pelos fundos.  Hoje, a cozinha está retornando ao centro dos imóveis.  Na verdade, o antigo setor de serviço sofreu uma grande transformação social ao longo do tempo.  Essa transformação se percebe não só pela modernização e evolução dos  móveis e equipamentos destinados ao espaço, como também pela própria denominação – em quase todos os novos empreendimentos encontramos “espaços gourmets” ou “gourmeterias” ao invés de “cozinha”. 
O espaço que há muito vem ganhando status – e uma nova função muito mais relacionada à interação e à convivência do que à preparação da comida em si – está se aproximando cada vez mais dos outros ambientes de interação entre moradores e visitantes.
Há quem garanta que o melhor lugar da casa é a cozinha. E hoje, em quase todas as casas, se recebe na cozinha.  
Mas em apartamentos cada vez menores, nem sempre é fácil conseguir o espaço necessário para uma área de convivência familiar que misture conforto, beleza e funcionalidade.  Uma boa solução é a integração da cozinha com a copa ou com a sala.  Assim, em pequenas ilhas centrais, com bancadas para refeições rápidas ou em espaços com mesas  para até quatro pessoas, a palavra de ordem é união.
Hoje  podemos contar com várias soluções para compor essa integração sala/cozinha, como por exemplo, fazer uso de portas de correr com paineis em materiais diversos, separando sutilmente os ambientes;  Instalar um bom sistema de exaustão (as coifas estão cada vez mais bonitas e potentes); E uma outra solução que eu acho super importante na hora de unir ou criar espaços é a iluminação. Misturar a luz branca com uma luz mais quente, como a amarela, pode sugerir aconchego e conforto.   E Você pode também fazer uso de painéis de vidro, espelhos, grafites, papéis de parede, madeiras de demolição, cadeiras de design etc, enfim, tudo p/ deixar  a cozinha bonita, prática e funcional, como uma cozinha deve ser.
-Fonte: Jornal O Globo - Caderno “Morar Bem”


Cozinha e copa integradas

Cozinha linear integrada com área de serviço e espaço para refeição

Cozinha integrada com sala através de balcão em granito para drinks e refeições rápidas

Integração total com sala tirando partido dos nichos para expor objetos decorativos

Cozinha totalmente aberta para a sala, tirando partido do balcão em "L" para refeições com adega

Um "passa pratos" frontal à bancada da pia, faz a ligação desta cozinha com a sala

Pequena e charmosa com balcão para refeição integrado à sala

Esta cozinha também aberta para sala, possui balcão forrado em vidrotil com tampo de vidro

Cozinha linear integrada com área de serviço e pequena copa reservada.


As  imagens publicadas neste post, foram produzidas por mim para projetos específicos e eu detenho seus direitos autorais.  Não publique sem minha autorização!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Cozinha

Qual é o tipo da sua cozinha? Ou qual tipo de cozinha você gostaria de ter? Bem, algumas pessoas podem até escolher, outras têm que se contentar com o espaço que está disponível... De qualquer forma, se você vai planejar a sua primeira cozinha ou vai renovar a atual, analise bem o espaço de que dispõe e o papel que a "Cozinha" desempenha no seu cotidiano. Isso é essencial para que você não erre na disposição e descubra qual tipo de cozinha pode se identificar com o seu estilo de vida. Afinal, a cozinha hoje, com todas as características que pode possuir, convida muito além dos aromas divinais que dela emanam!  Vejam alguns tipos que podemos ter: Cozinha linear :  É um dos tipos mais comuns, principalmente nos novos empreendimentos em que temos a integração linear de cozinha e área de serviço. O ideal é ter uma parede com pelo menos 3 metros; onde você pode organizar uma área de trabalho reta;  Dependendo do tamanho e da disposição das paredes, você pode até incorp

Quarto de um jovem advogado

Estreando o novo quarto  o jovem advogado Juths Costa, terá em breve um bom motivo para ficar mais tempo em casa: A inauguração do novo layout! Idealizei um projeto completo com armários, cama box casal, criados, paineis e local para eventuais consultas de trabalho. Com tonalidades de madeira clara mesclada com branco e detalhes em vidro espelhado, o projeto é leve e despojado com espaços bem definidos, explorando toda a área do quarto. O armário em "L" cria um movimento com a cama, os paineis e os criados. A bancada frontal à cama também funciona como Home, dando apoio ao trabalho eventual e o conforto para assistir TV confortavelmente deitado... A iluminação natural permitida pela janela com persianas embutidas, será complementada por um lustre central e os dois abajoures. Paredes em tonalidades claras,  piso original em madeira (tacos),  tapete e tela sobre a cama, completam o projeto. (Clique em cada imagem para ver o projeto mais detalhadamente) Cama casal

Um Banheiro Multifuncional

Num Quarto e Sala em Copacabana ter um banheiro grande e confortável chega a ser um “luxo”.   Luxo que o Cliente Roberto transformou em funcionalidade, pois não tendo espaço na cozinha para a área de serviço, levou-a para o banheiro! O Apartamento é pequeno mas muito aconchegante, veja a sala integrada com a cozinha: Realmente não tem lugar para o tanque ou coisas do gênero... Então ele transformou o banheiro (que tinha uma medida de bancada bastante confortável), num espaço multifuncional.  Colocou um tanque embutido (geralmente esses modelos são em inox ), ganhou um armário para o material de limpeza, tanque para os serviços gerais e uma bancada bonita e espaçosa com direito a um bom gaveteiro e um espelho lindo (que quase não aparece nas fotos...rsrs, a fotógrafa  aqui  esqueceu...) Vejam as imagens de "antes" :                                        Imagens de "durante" Aqui uma vista frontal sem