5 Tendências de Decoração para 2023, segundo o Pinterest


 

Anualmente, o Pinterest levanta as principais buscas realizadas no ano que se passou. Mas se você quer estar à frente das tendências, o Pinterest Predicts 2023 promete ser um relatório ainda mais interessante. 

Trata-se de uma previsão do que estará em alta nesse ano de 2023, com base na análise de dados, avaliações e um aumento ainda tímido das buscas.

Nos últimos três anos, oito de dez tendências se tornaram realidade, graças à eficiência da metodologia. Este ano, o Pinterest levantou 27 tendências, cinco delas pertinentes ao universo da Decoração  e  Arquitetura.  Veja:


1. Banho de chuveiro

A tendência é transformar o velho banho de chuveiro em um verdadeiro ritual de autocuidado — tudo com soluções simples e toques de decoração. Os termos mais buscados são Aesthetic de rotina do banho (+460%); Chuveiros tipo boxe incríveis (+395%); Bomba efervescente de banho (+90%); Spa caseiro no banheiro (+190%); Ideias para boxe sem porta (+110%).







2. Casa com história

Mais do que conforto ou praticidade, a decoração em 2023 se concentrará nas histórias e memórias. Nessa busca vale tudo: recriar um quarto antigo tradicional, misturar peças vintages de várias épocas — muitas delas herdadas da família — ou usar móveis antigos salpicados entre peças novas. Combinação de móveis modernos e antigos (+530%), Janelas antigas reaproveitadas (+50%), Decoração vintage maximalista (+350%); Aesthetic de quarto antigo (+325%); Decoração de interiores vintage eclética (+850%). 

Nunca a decoração afetiva esteve tão em alta!






3. Foco na entrada

Espaços como quarto, escritório e lavanderia já tiveram sua vez nos últimos anos. Em 2023, os boomers e a geração X buscarão melhorias para a entrada da casa ou apartamento. Nesse processo, varandas, halls e portas mudarão de cara. Ideias de decoração para o hall de entrada (+190%); Pórtico da entrada principal (+40%); Transformação da porta da frente (+85%); Entrada da casa com jardim frontal (+35%); Varanda de trailer de viagem (+115%).

Coincidência ou não, a pandemia de COVID ajudou a firmar essa consciência de preocupação com a entrada/hall das casas e organização dos calçados, pra evitar a contaminação e as energias negativas.




4. Décor excêntrico

No próximo ano, mais gente mostrará seu lado excêntrico e artístico na decoração da casa. Principalmente entre os boomers e a geração Z, buscas como quarto weirdcore estão crescendo bastante. Arte fantástica de cogumelos (+170%); Decoração vintage de cogumelos (+35%); Decoração descolada (+695%); Quarto weirdcore (+540%); Faça você mesmo: decoração de cogumelo (+77%).

Vocês já perceberam como o elemento "cogumelo" tem surgido em decorações variadas?










5. Planeta água

As pessoas querem viver de um jeito mais verde e, para isso, algo não pode faltar: água. Pensando nisso, a geração X e os boomers estão de olho em soluções sustentáveis para poupar e reutilizar este recurso em casa: de projetos arquitetônicos a coletores de chuva para o quintal. Arquitetura com aproveitamento de águas pluviais (+155%); Paisagismo tolerante à seca (+385%); Ideias de barris de coleta de chuva decorativos (+100%); Drenagem com corrente de chuva (+35%); Paisagismo com pedras para drenagem (+70%).

É urgente ser sustentável!










E aí, o que vocês acharam dos resultados dessa pesquisa do Pinterest?
Eu achei tudo super interessante e muito inspirador! 
Levando-se em conta que o Pinterest é uma rede social que cresceu enormemente nos últimos 5 anos, só tenho motivos para acreditar e levar fé nessas tendências que são muito reais! 
E aí... Vamos apostar!?


Matéria inspirada pelo Pinterest
Fotos via Pinterest 



















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos Reformar e Construir Com Segurança?

Tipos de Cozinha

Antoni Gaudi, o Arquiteto Catalão

Casa nova, novos ambientes...2º Post - Cozinha

Sala de Estar, Jantar e o Canto do Café... Vamos integrar?