Antoni Gaudi, o Arquiteto Catalão

 O grande arquiteto Antoni Gaudi,  foi homenageado pelo Google quando completaria 161 anos (na última terça feira - 26/06/13).
Não poderia deixar  passar esta oportunidade de também render minha homenagem a este arquiteto, por cuja obra sou apaixonada!
Gaudi  criou uma arquitetura muito peculiar e muito à frente do seu tempo e talvez por isto tenha sido incompreendido por seus pares...
Utilizando-se de formas inusitadas, grandiosas e sempre muito curiosas, ele criou um estilo único e uma linguagem nova. Sua obra parece estar "viva" ao mesmo tempo em que se transforma para ser eternamente atual!

Veja algumas imagens de suas obras e um pouco  mais sobre sua vida...





Antoni Gaudí nasceu no dia 25 de junho de 1852, na costa Catalunha. Gaudí se tornou estudante de arquitetura e se inseriu na análise urbana liderado por Ildefons Cerdà. Sua trajetória artística teve início com composições que traziam blocos geométricos justapostos, com destaque para curvas e uso de arcos parabólicos, o que fugia do tradicional da época. 
A rejeição à dureza das linhas retas vinha do sentido religioso que Gaudí atribuía às formas arredondadas. A preferências pelas parábolas era relacionada com a natureza, dando a ela o sentindo da presença de Deus.





Tijolos modelados, metais e cerâmicas coloridas constituiam o trabalho de Gaudí e apontavam para o que formaria as principais características do estilo do artista. O arquiteto preferia criar maquetes, no lugar de desenhos, e moldava detalhes à medida que a obra era feita.
Gaudí também foi fortemente influenciado pelo neogótico, com fortes marcas vindas da arquitetura de Engene Viollet-le-Duc, e por técnicas orientais. O artista catalão chegou a integrar o modernismo espanhol, mas suas técnicas foram além das propostas pelo movimento.





Sua originalidade levou a um estilo próprio, inspirado na natureza e em práticas orgânicas. Gaudí disse muitas vezes que  era um estudante de "o grande livro da natureza" e acreditava que "todos os estilos são organismos relacionados com a natureza". Assim como muitos outros artistas do final do século XIX e início do século XX, Antoni Guadí foi incompreendido pela classe da época.





O arquiteto se tornou uma das maiores referências do movimento artístico Art Nouveau, que também é classificado como um período histórico por alguns críticos. As manifestações da Art Nouveu estavam fortemente ligada à 2ª Revolução Industrial, que explodia na Europa de Gaudí. O estilo traz para as artes a introdução de novos materiais e avanços tecnológicos.








Nesse sentido, Antoni Gaudí projetou edifícios com formas e estruturas muito complexas, que estavam a frente de seu tempo. O artista ficou conhecido como o "arquiteto de Deus" e deixou diversos admiradores no Vaticano. O Templo Expiatório da Sagrada Família é considerado a obra-prima do artista.
As obras do conjunto arquitetônico foram iniciadas em 1822. O projeto foi planejado dentro dos padrões do estilo neogótico, mas Antoni Gaudí reformulou os traços quando assumiu a construção do templo. Gaudí trabalhou por 40 anos na obra, mas morreu em 1926, antes de conclui-la.






Seu trabalho se tornou ainda mais reconhecido ao longo dos anos. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Até hoje, o Templo Expiatório da Sagrada Família é um dos monumentos mais visitados de toda a Espanha. As obras de Antoni Gaudí continuam atraindo milhares de visitantes, que vão até Barcelona para conhecer de perto seu legado arquitetônico presente também em outros estruturas, como no Parque Guell, um complexo íngreme jardim com elementos arquitetônicos, e na Casa Batlló, uma mansão na cidade do Passeig de Gracia.









Deixo aqui um video maravilhoso do amigo e Arquiteto Franco Di Capua, em que ele mostra  detalhes da obra de Gaudi! Aprecie!


                                   

                                                                  Texto e pesquisa do Google




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Cozinha

Sala de Estar, Jantar e o Canto do Café... Vamos integrar?

Casa nova, novos ambientes...2º Post - Cozinha

Móveis de Papelão (?)

Quarto Casal Planejado - Embutir ou não embutir a cama?