Vamos Reformar e Construir Com Segurança?


Caros amigos e leitores, moro no Rio de Janeiro e estou chocada com a catástrofe que foi o desabamento de três prédios, acontecida a poucos dias no Centro da nossa cidade.  Com certeza esse fato não mexeu só comigo, muitas e muitas pessoas pelo país afora, devem estar também estarrecidos!

Esta foto foi publicada pelo Jornal "O Globo", mostrando o prédio mais alto que desabou em dois momentos - quando foi construído sua fachada era escalonada nos últimos pavimentos e antes de desmoronar veja o acréscimo que foi feito nos mesmos!


Acho muito importante chamar a atenção de todos (amigos, leitores, seguidores, projetistas, arquitetos, decoradores, 
engenheiros etc), para a realidade que vivemos cotidianamente. 
Quem não conhece ou convive com alguém que está reformando, alterando ou mexendo em algum imóvel, neste momento?  Eu mesma, como profissional que sou da área, convivo e conheço várias pessoas nesta situação. Muitas vezes essas pessoas se acham capazes de resolver sozinhas as questões que nós levamos anos em uma faculdade para aprender.
Então vamos fazer uma campanha, um chamado, um pedido, o que quer que seja, precisamos dizer que estas pessoas podem estar correndo riscos ou colocando a vida de outras pessoas em risco,  por conta de uma obra não acompanhada por um profissional registrado e competente. 
Por favor, antes de começar uma reforma contrate um arquiteto ou engenheiro!!  Eles são os profissionais
 adequados para realizar os serviços necessários e sem riscos!

Aproveito a oportunidade para reproduzir aqui a matéria publicada pela amiga Rosana Silva  do Blog Simples Decoração, exatamente sobre esse fato:
 Por favor, leia com atenção, porque isso tem a ver com a sua segurança e a de sua família!

Ela diz assim:
” Como sou carioca, moro no RJ e passei à tarde no mesmo dia bem próximo ao local do desabamento dos edifícios no Centro, me sinto bastante envolvida emocionalmente com o fato. Mas vendo o que  está se falando sobre as causas do acontecido, estão sendo expostos alguns fatos que quase ninguém presta atenção":
1) NÃO EXISTE FISCALIZAÇÃO SISTEMÁTICA DE PRÉDIOS OU CASAS (MUITO MENOS DE REFORMAS) NO PAÍS 
 Na verdade, não existe atualmente nem como fazer isso (não haveria pessoal o bastante e não existe esta exigência legal). Muitas fiscalizações só atuam quando há denúncia ou comunicação  – Acrescentando: Isso não é  erro de ninguém. Não há lei que exija que qualquer orgão do governo ou não fiscalize de tempos em tempos as edificações. Quem deve fazer isso  na verdade, são os síndicos que, ao perceberem problemas, devem agir para resolve-los.
2) NÃO EXISTE PREOCUPAÇÃO OU CONHECIMENTO, NA MAIORIA DAS PESSOAS, com as consequências que uma pequena obra no seu imóvel pode trazer.
3) A MAIORIA DAS OBRAS E REFORMAS (de médio e pequeno porte) SÃO FEITAS SEM A SUPERVISÃO DE UM ENGENHEIRO ou ARQUITETO. Este  fato percebo claramente no meu blog: Já respondi centenas de comentários e e-mails pedindo opiniões ou projetos que envolvem derrubada ou construção de paredes, modificação de portas e janelas, acréscimo de banheiras, fechamento de varandas, mudança de escadas e até piscinas.
A todos sempre respondo:
NÃO FAÇA ESTE TIPO DE TRABALHO E NÃO PEÇA NEM OPINIÃO A UMA PESSOA QUE NÃO ESTÁ VENDO SEU IMÓVEL PESSOALMENTE E QUE NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA TAL!
NÃO FAÇA UMA OBRA DESTE TIPO SEM UM ENGENHEIRO RESPONSÁVEL!
DEPENDENDO DA OBRA VOCÊ PRECISA DE AUTORIZAÇÃO DO SÍNDICO E DA PREFEITURA DA SUA CIDADE!
E os comentários continuam chegando, todo o tempo.
Além disso fui síndica do meu prédio por um ano e vi que neste meio de certificações e fiscalizações, mesmo as obrigatórias, é fácil você conseguir um documento sem que a fiscalização tenha realmente sido executada de forma séria.
PORTANTO, você que mora em algum lugar, mesmo sendo locador, tenha atenção e procure conhecer o estado geral do seu prédio e “fiscalize” a sua casa e obras executadas no seu prédio.
E você, proprietário, antes de realizar reforma que MEXA EM PAREDES E ABERTURAS  (JANELAS, VARANDAS, PORTAS), OU AUMENTE O PESO SOBRE A ESTRUTURA (BANHEIRAS, PISCINAS, JARDINS NA COBERTURA, ETC) tenha certeza que está fazendo isso com o profissional correto e que a obra está legalizada antes de começar a ser feita.
Sua casa pode simplesmente cair na sua cabeça!
Acrescentando:
Parece que poucos sabem, mas até fechar (com vidros) uma varanda pode trazer problemas sérios, assim como revestir o piso da varanda com seixos, pedras, encher uma varanda de vasos grandes com plantas pesadas, colocar uma banheira, etc como vemos muito por aí.
Todo prédio é construído para suportar um certo peso por metro quadrado. Acima disso ele simplesmente não suporta.
Além disso, todo imóvel é construído para se manter de pé da forma como foi construído. Isso é, se você quer retirar uma parede, acrescentar uma janela, uma porta, etc  VOCÊ DEVE SE CERTIFICAR SE PODE OU NÃO FAZER ISSO, CONTRATANDO UM PROFISSIONAL REGISTRADO E COMPETENTE que vá ao seu imóvel, estude a situação, lhe dê uma solução e SE RESPONSABILIZE POR ELA nos órgãos competentes, se for o caso, ANTES DE COMEÇAR A OBRA.
E Finalizando: DESIGNER DE INTERIOR e DECORADOR  NÃO PODEM FAZER OBRAS DESTE TIPO, A NÃO SER QUE TENHAM EM SUA EQUIPE ARQUITETOS/ENGENHEIROS QUE SE RESPONSABILIZEM LEGALMENTE PELA MESMA.

Leiam também a excelente matéria " O perigo das Reformas sem acompanhamento de Profissionais Habilitados"  publicada no Blog  Marcia Nassarallha - Designer de Ambientes

Comentários

  1. Ôi amiga! Já tava quase indo dormir quando vi teu recado! Só que já tinha postado...Aí fiz uma chamada na lateral direita do blog, redirecionando o link aí pra ti! Quando tu tirar aqui do teu blog, tiro lá do meu também! Uma excelente 2ªF! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Mto bom o alerta. Infelizmente uma tragédia precisa acontecer pra que outras não se repitam.
    Vou divulgar seu post no twitter (@neli2011).
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo Telma, tem que botar a boca no trombone. Eu já mexi muito com obras e sei que se vai quebrar, reformar mexer com paredes, tem que chamar um arquiteto e de confiança, pois ja vi muitos (que se dizem os tais) quebrar parede onde passava cano.
    No caso deste último acidente no Rio, tá na cara que os manés quiseram economizar e fazer por conta própria, uma irresponsabilidade sem tamanho.
    abraço yvone

    ResponderExcluir
  4. Passando pra desejar um lindo amanhecer pra vc,
    deixar nosso carinho, e dizer q no Alma tem uma lembrancinha pra vc
    é simples mas de coração !!!
    "A amizade é o adoçante da alma."
    (Marta Felipe)

    Bjos!

    R&M

    http://sonhosalma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. O carinho que a gente recebe através do blog faz tão bem... Obrigadãããããããão!!!!!!!!!
    Bjãozão no coração! Uma 4ªF iluminada! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Passando para desejar uma 4ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. oi, Telma:
    Completamente apoiada !! Tbém vejo várias obras irregulares e entendo perfeitamente q há falta de fiscalização mas por outro lado é difícil colocar na mente das pessoas q um profissional habilitado faz a diferença sim... Principalmente qdo se coloca em risco a vida de outras pessoas ao redor. Qdo se mexe nas estruturas das construções sempre é necessária um profissional competente regularizando tudo.
    Obrigada tbém pela visitinha lá em casa ! Adoro !!
    bj

    ResponderExcluir
  8. Olá Telma!
    Muito oportuna sua postagem!
    Infelizmente pouco podemos fazer, eu acredito ainda que o conhecimento é a solução para a maioria dos problemas.
    No Brasil as pessoas começam a ganhar algum dinheiro e pensam em comprar, seja um novo carro, um novo imóvel ou um pacote de viagem, mas não pensam em investir em conhecimento; claro que isto vale para a maioria e não para todos.
    Então infelizmente pessoas irão continuar morrendo por imprudência pura, abusando da velocidade, descuidando nas ultrapassagens, brincando com arma de fogo, construindo em áreas inapropriadas, e etc.
    Abraço, sucesso, saúde e paz!

    ResponderExcluir
  9. Ai amiga! Pegou o selinho p/vc? Ou não quis?....Obrigada pelo carinho! Excelente 5ªF! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Tanta coisa precisa ser feita neste país. Uma delas é a educação para viver em prédios e condomínios. Cada um por sí, parece ser a máximo dos moradores, sem querer generalizar.
    Se fulano tirou uma janela, eu posso tirar duas portas e se a Maria quebrou uma parede, eu posso transformar o meu apartamento em um grande espaço sem colunas... e por aí vai. Até que um dia... tudo vira pó e quem paga os prejuízos?
    Sem contar que as vidas perdidas não vão ser repostas.
    Enfim. Nada como a palavra de quem entende do ramo, não é?
    Bjks para você e parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Então infelizmente é assim, tem que acontecer a tragedia pra se tomarem providencias e analisarem erros. Ou vice-versa;
    Brasil é assim, pra tudo se dá um jeitinho, e as vezes o jeitinho custa caro! Custa vidas!
    Revoltada com isso.

    Beijos com muito carinho para ti.

    ResponderExcluir
  12. Passamos pra desejar uma noite de Paz...

    "Já não caminhamos mais sozinhos,
    pois levamos junto cada recordação,
    cada vivência, cada amigo(a), cada lição."

    Receba nosso carinho SEMPRE!!!

    R&M

    ResponderExcluir
  13. Ôiiiiiii!!!!.....Da postagem do dia 01/02 - Sniiiiiiiiiiif..... Eu compartilhei o selinho com quem quisesse levar...Bjãozão no coração! Uma 5ªF iluminada! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Passando para desejar uma 6ªF iluminada e repleta de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Tem um selinho especial pra você no meu blog!
    Bjs
    Keli

    ResponderExcluir
  16. Oi Telma,

    Vim retribuir a visita...
    Gostei muito do seu post, parabéns!!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. oi Telma,
    muito pertinente e importante sua matéria. Tem muita gente fazendo reformas sem o minímo de conhecimento sobre o que estão fazendo.
    Quero minha casa linda, mas com segurança.
    Um beijo.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Regina Márcia.

    ResponderExcluir
  18. Ôi amiga querida! Sabe que este post fez sucesso! Por incrível que pareça, todo mundo gostou...Obrigado pelo carinho! Um sábado iluminado!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Dorme com os anjos! Adorei o quarto rosa que vc colocou lá em cima!Tbm sinto tua falta quando vc some de vez em quando...Obrigado pelo carinho! Um sábado iluminado!Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá Pessoal
    Este texto disse tudo construir com segurança e com pessoas da área como engenheiro, arquiteto etc. Isso sim tem que ser feito sempre! O que acontece muitas vezes que as pessoas acham melhor construir com o pedreiro, mestre obra, porque sai mais barato do que com engenheiro que tem sua construtora. Morar bem tem que ter segurança. Eu sou engenheira e sempre participo de um blog da construtora tecproengenharia. Muito bom este blog no qual tem vário texto orientando as pessoas que estão construindo e precisa de orientação por não ser da área. Este blog é Deu na telha. Aqui deixo o site. www.tecproengenharia.com.br ao entrar no site ao lado tem o blog Deu na Telha. Confesso que muita gente precisa de orientação como esse texto que acabo de ler e participe deste blog que deixei aqui, muito bom e o diretor desta construtora é muito competente eng. Marcelo Guido, no qual também ele orienta sobre reforma e construção de varias etapas. É isso parabéns pelo esse blog, e continue colocando texto como esse para o Brasil construir bem!
    Enga Acácia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou do Post? Deixe seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Cozinha

Sala de Estar, Jantar e o Canto do Café... Vamos integrar?

Móveis de Papelão (?)

Cozinha Linear

Quarto Casal Planejado - Embutir ou não embutir a cama?