"Cozinha" ou "Espaço Gourmet"?


Voltando um pouco no tempo vemos as primeiras cozinhas sendo instaladas no centro da casa, com uma enorme chaminé, numa área próxima à sala.  Mas o excesso de calor e de fumaça colocou o cômodo para fora.  E por lá ele ficou até quase a metade do século XIX. O ambiente era freqüentado apenas, pelo cozinheiro e os outros serviçais da casa.
Naquela época, os setores de serviços e social eram separados para não haver mistura entre empregados e patrões.
Apesar de não existir mais esse tipo de exigência social, grande parte dos apartamentos ainda possui entradas de serviço e social separadas.
Com a chegada de novos equipamentos, a cozinha voltou ao interior da casa, só que pelos fundos.  Hoje, a cozinha está retornando ao centro dos imóveis.  Na verdade, o antigo setor de serviço sofreu uma grande transformação social ao longo do tempo.  Essa transformação se percebe não só pela modernização e evolução dos  móveis e equipamentos destinados ao espaço, como também pela própria denominação – em quase todos os novos empreendimentos encontramos “espaços gourmets” ou “gourmeterias” ao invés de “cozinha”. 
O espaço que há muito vem ganhando status – e uma nova função muito mais relacionada à interação e à convivência do que à preparação da comida em si – está se aproximando cada vez mais dos outros ambientes de interação entre moradores e visitantes.
Há quem garanta que o melhor lugar da casa é a cozinha. E hoje, em quase todas as casas, se recebe na cozinha.  
Mas em apartamentos cada vez menores, nem sempre é fácil conseguir o espaço necessário para uma área de convivência familiar que misture conforto, beleza e funcionalidade.  Uma boa solução é a integração da cozinha com a copa ou com a sala.  Assim, em pequenas ilhas centrais, com bancadas para refeições rápidas ou em espaços com mesas  para até quatro pessoas, a palavra de ordem é união.
Hoje  podemos contar com várias soluções para compor essa integração sala/cozinha, como por exemplo, fazer uso de portas de correr com paineis em materiais diversos, separando sutilmente os ambientes;  Instalar um bom sistema de exaustão (as coifas estão cada vez mais bonitas e potentes); E uma outra solução que eu acho super importante na hora de unir ou criar espaços é a iluminação. Misturar a luz branca com uma luz mais quente, como a amarela, pode sugerir aconchego e conforto.   E Você pode também fazer uso de painéis de vidro, espelhos, grafites, papéis de parede, madeiras de demolição, cadeiras de design etc, enfim, tudo p/ deixar  a cozinha bonita, prática e funcional, como uma cozinha deve ser.

Fonte: Jornal O Globo - Caderno “Morar Bem”


Cozinha e copa integradas


Cozinha linear integrada com área de serviço e espaço para refeição


Cozinha integrada com sala através de balcão em granito para drinks e refeições rápidas


Integração total com sala tirando partido dos nichos para expor objetos decorativos


Cozinha totalmente aberta para a sala, tirando partido do balcão em "L" para refeições com adega


Um "passa pratos" frontal à bancada da pia, faz a ligação desta cozinha com a sala


Pequena e charmosa com balcão para refeição integrado à sala


Esta cozinha também aberta para sala, possui balcão forrado em vidrotil com tampo de vidro


Cozinha linear integrada com área de serviço e pequena copa reservada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tipos de Cozinha

Sala de Estar, Jantar e o Canto do Café... Vamos integrar?

Casa nova, novos ambientes...2º Post - Cozinha

Móveis de Papelão (?)

Cozinha Linear